O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), se trata de um trabalho científico onde os alunos, com o auxílio dos professores, elaboram inicialmente um projeto de pesquisa, cujo tema deve ser um recorte aprofundado de um dos assuntos estudados durante o curso. A elaboração deste trabalho representa a síntese da formação técnica que o aluno recebeu ao longo do curso realizado. Logo, trata-se de uma maneira de avaliar holisticamente os conhecimentos adquiridos durante o curso, forma adotada pela maioria das instituições de ensino brasileiras. Sobre o tema escolhido, o professor indica leituras de caráter técnico ou não, cujo propósito é auxiliar o aluno na elaboração de um referencial teórico, a partir de uma revisão na literatura, aprofundando seus conhecimentos sobre o tema.

A principal finalidade do Trabalho de Conclusão de Curso éfortalecer as diferentes competências adquiridas durante seu processo de estudo e, desta forma, contribuir para a análise e a solução criativa de um problema relacionado ao tema do trabalho ou ainda às possibilidades de trabalho ligadas à profissão escolhida. Promove a interdisciplinaridade, incentiva a pesquisa e a descoberta de novos saberes na área de interesse do aluno. É uma avaliação final que contempla a diversidade dos aspectos da formação técnica. Outrossim, o caráter de pesquisa impresso no trabalho também é latente nas áreas correlatas às habilitações profissionais ofertadas pela escola, uma vez que os alunos desenvolvem dispositivos tangíveis relacionados ao conteúdo dos componentes curriculares estudados ao longo do curso.

As atividades, em número de 120 (cento e vinte) horas, destinadas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, serão acrescentadas às aulas previstas para o curso e constarão do histórico escolar do aluno.

Todos os TCCs são apresentados em evento aberto à comunidade escolar e extraescolar realizado no final de cada semestre letivo.

Orientações e Subsídios para a Elaboração e Apresentação dos TCCs (clique sobre cada item para visuaizar/fazer o download):

  1. Slides da Palestra intitulada Trabalho de Conclusão de Curso: aspectos gerais
  2. Modelo de Apresentação de Slides – Versão Fevereiro 2020
  3. Boneco da Capa do DVD do TCC - Versão Fevereiro 2020
  4. Boneco TCC-Artigo Etec 103 - Versão Fevereiro 2020
  5. Boneco TCC - Diário de Bordo - Versão Fevereiro 2020